Uma Advogada Extraordinária – Série

Autor(a):

Sabe aquele dia em que você quer sair um pouquinho do habitual e assistir algo diferente sem criar muita expectativa só pra relaxar e ver qual é? Pronto, foi nesse dia em que fui surpreendida por Dra. Woo da série ‘Uma Advogada Extraordinária’.

Disponível na Netflix desde 2022 e, por enquanto, com uma temporada de 12 episódios essa série Coreana, K-drama, me pegou de jeito.

Uma Advogada Extraordinária, aborda de uma forma leve temas importantes como Autismo, preconceito, relacionamentos entre pessoas consideradas “diferentes” entre si, ambição, amizade… Alternamos momentos de risos com nó na garganta e olhos marejados. Pois é.

Reprodução Netflix

A atriz Park Eun-bin dá um show de interpretação e incorpora o personagem da Dra Woo Young Woo, uma advogada de 27 anos no espectro autista, criada por seu pai solteiro e formada com destaque por ser a melhor estudante na renomadíssima Universidade de Seoul.

Por ter uma memória fotográfica apuradíssima e inteligência bem acima da média, Woo Young Woo consegue um trabalho em um conceituado escritório de advocacia e passa a defender casos complexos.

Acontece que Dra Woo tem o jeitinho dela próprio de ser. Interações sociais são um desafio pra ela. Na universidade tinha apenas uma amiga (que valia por muitas) que a protegia dos bullyings dos colegas.

Os desafios de ser “diferente”

Dra Woo surpreende a todos no escritório de advocacia com suas colocações assertivas, as vezes meio fora de hora e consideradas por muitos, sem jeito. Sim, muitos a enxergam como esquisita.

Ela tem ciência de algumas dificuldades pessoais e se esforça para entendê-las melhor e superá-las. É tocante vê-la crescendo como pessoa, despertando para o amor, interagindo com os novos amigos e compartilhando a sua vida e pensamentos com pessoas que passaram a importar e fazer diferença em sua vida.

Top 10 mundial durante semanas na Netflix

A série é original do canal de TV a cabo Coreano, ENA, com a Netflix tendo apenas os direitos de distribuição. E foi assim que tornou-se uma das queridinhas do streaming ficando no TOP 10 mundial da plataforma por várias semanas.

Fez e faz tanto sucesso que há várias propostas de remakes para outros países. O que inclui USA. Isso não seria surpresa pois a série ‘The Good Doctor’, disponível na Globoplay, é baseada em um dorama homônimo sul coreano lançado em 2013.

E para a alegria dos que, como eu, ficaram apaixonados por Dra. Woo, a série foi oficialmente renovada. Mas vamos ter que esperar um pouquinho pois a previsão para a 2a temporada é 2024.

Dorama, K-drama….Tá confuso?

Uma hora a gente fala Série, noutra Dorama, em seguida K-drama… fica uma “salada”! Então vamos esclarecer.

Dorama é o nome dado a séries de TV produzidas em países asiáticos como Japão, China, Coreia do Sul, Tailândia e Taiwan.

Sendo ainda mais específicos na definição, originalmente Dorama era usado apenas para se referir a séries de TV japonesas. E esse nome vem da pronúncia “drama” em japonês.

Para os demais países asiáticos temos:

  • K-drama, que é o Dorama Sul-Coreano;
  • C-drama, que é o Dorama Chinês;
  • Thai-drama, que é o Dorama Tailandês também chamado de Lakorn
  • T-drama, que é o Dorama Tawanês.

E já que os países asiáticos agora têm a denominação específica do seu dorama, o japonês é chamado J-drama.

Em sua essência os doramas têm formato de minisséries e possuem vários gêneros como: romance, escolar, comédia, policial, médico, etc.

‘Uma Advogada Extraordinária’ é um K-drama jurídico.

Curiosidades sobre a série

A atriz Park Eun-bin recusou o papel inicialmente. Pois é. Acontece que na mesma época tinha recebido o convite para trabalhar em um outro projeto, ‘O Rei de Porcelana’. Dois convites ao mesmo tempo.

Park Eun-bin disse que gostou do projeto de ‘Uma Advogada Extraordinária’ mas confessou que não sentiu-se confiante para desempenhar o papel. Recusou-o algumas vezes.

No entanto, não desistiram dela e a esperaram por 1 ano. Engavetaram o projeto por um ano inteiro.

“Disseram que esperariam por mim. Como eles mostraram sua confiança em mim, eu queria retribuir, então reuni coragem para assumir o papel”. Disse a atriz. E que bom que assumiu pois ele está fantástica no papel.

Antes de ir pro mundo ‘Uma Advogada Extraordinária’ já era um fenômeno na Coreia do Sul e virou história em quadrinhos. Ou melhor, uma webtoon (história em quadrinhos digital).

O primeiro capítulo foi lançado em julho de 2022. O projeto inicial é de 60 capítulos, lançados em coreano, japonês, chinês e inglês.

E a inspiração para esse K-drama, de onde veio?

Comenta-se que o K-drama é inspirado na psicóloga e zootecnista americana, nascida em 1947, Temple Grandin que teve o seu diagnóstico formal em relação ao autismo quando já tinha mais de 40 anos. Temple aos dois anos havia sido diagnosticada com “dano cerebral” e as recomendações iniciais para o tratamento não foram nada animadoras. Felizmente seus pais seguiram um outro caminho e orientação.

Professora Ph-D da Universidade de Illinois, foi tema do filme Temple Grandim lançado em 2010. Ela apareceu na lista da revista Time como um das 100 pessoas mais influentes do mundo.

De fato, uma pessoa inspiradora.

E aí? Quem aqui já assistiu ou ficou com vontade de assistir à ‘Uma advogada Extraordinária’? Vocês notaram que não consegui ser imparcial nessa publicação, não foi? Dra Woo me conquistou. Então, diz aqui pra gente o que achou, vamos adorar saber.

Por, Fernanda Lemos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *