Relacionamentos, seus desafios e armadilhas

Autor(a):

Hoje vamos falar sobre relacionamentos, seus desafios e armadilhas. Sabemos que não é fácil manter um relacionamento saudável e duradouro, especialmente nos dias de hoje.

Quem já tem um pouco mais de estrada percebe uma mudança nas relações. O que é compreensível pois os tempos são outros, as mulheres estão mais independentes, empoderadas e não querem qualquer tipo de relacionamento.

Por outro lado, causa preocupação. É impressão nossa ou os relacionamentos atuais estão bem descartáveis?

Felizmente ainda existem muitos casais empenhandos em ter um relacionamento duradouro e feliz. Acontece que para alguns, há desafios a superar. E algumas armadilhas também com as quais precisamos ter cuidado. Questões que podem parecer banais mas não são. Precisamos ficar atentos.

Pois é, os relacionamentos amorosos são uma das experiências mais desafiadoras e gratificantes da vida. Ao longo desse artigo, abordaremos alguns temas que merecem atenção.

O impacto das redes sociais na intimidade dos relacionamentos

Quem teve o privilégio de viver numa época em que conversávamos mais olho no olho, por cartas (eita! Faz tempo isso rsrs) e por telefone (chamadas internacionais eram muito caras. Não eram tão democráticas assim), percebe o impacto que o surgimento da Internet causou nas nossas vidas.

A comunicação tornou-se muito, mas muito mais rápida. As esperas diminuiram bastante. Hoje sabemos de tudo em tempo real. Isso, por um lado é muito bom. Não conseguimos mais pensar em viver sem essas ferramentas trazidas pelo avanço da tecnologia, não é mesmo?

Por outro lado, as pessoas estão muito imediatistas, menos tolerantes na espera, estressadas, cheias de informações de todos os lados para processar, absorver… E isso não é legal.

Alguns casais têm problemas sérios em seus relacionamentos por conta das redes sociais. Porque algumas questões podem despertar sensações, reações, atitudes de um para com o outro que não são nada, nada saudáveis para o relacionamento.

A importância de identificar o “X” da questão

O que precisamos internalizar é que o “X” da questão, o vilão (caso queiramos usar uma linguagem figurativa) e queiramos achar um “culpado” para o nosso relacionamento está indo por água abaiox, não são as Redes Sociais em si, mas questões pessoais de cada um que não foram bem trabalhadas e aparecem em determinadas situações. Embora também não podemos deixar de considerar que o uso sem limite dessas redes pode ter se transformado num vício. Pois é….

Em alguns casos, a insegurança aflora, a confiança fica abalada, o ciúmes torna-se excessivo, o relacionamento perde força. Acaba.

Prestemos atenção aos nossos comportamentos e atitudes.

E quer saber? Nada melhor do que estarmos juntinhos de quem a gente gosta. E pra isso, podemos recorrer às redes sociais para marcar um encontro, registrar um momento especial… Mas quando a gente se encontra, pra que rede social se temos a pessoa do nosso lado não é? 🙂

Porque vamos combinar o seguinte… você está na frente da pessoa que gosta e que diz gostar de você e essa mesma pessoa acha que o que está na telinha do telefone é mais importante naquela momento do que você!!!!… tá na hora de repensar o relacionamento e conversar. Isso não está legal.

A cultura do descarte nos relacionamentos

A ilusão da escolha infinita é real e pode nos levar a acreditar que sempre existe alguém melhor do que a pessoa com quem estamos.

E quando a gente vai olhar pra “grama do vizinho” achando que ela é mais verde que a nossa… Vixe! Não dá certo. Nada de comparações. Muitas vezes a “grama do vizinho” é fake viu?!

Sabemos que nenhum relacionamento é perfeito e que a construção de um amor duradouro requer comprometimento e dedicação.

Muito cuidado com a construção de expectativas irreais sobre o que um relacionamento deve ser. Príncipe e princesa existem nos contos de fada. Na vida real existem homens e mulheres com muitas qualidades mas também defeitos.

A natureza do ser humano é assim ué.

Aí a gente fica idealizando algo inalcançável… Desçamos pra terra rsrs.

Relacionamentos saudáveis e longevos ​​são construídos com base na parceria, confiança e respeito mútuo. E humor, por favor. Ficar ao lado de alguém que só reclama e não tem senso de humor é puxado. Muito puxado. Leveza. Precisamos de leveza.

Co-dependência – Hummm atenção!

A co-dependência pode ser uma armadilha comum para muitos casais. E não estamos nos referindo à dependência financeira. Não é esse o ponto aqui.

É importante desenvolver a independência emocional e construir relacionamentos fortes com base na confiança e no respeito mútuo.

Quem aqui não tem uma história pra contar sobre alguém que já não se importa muito com o que pensa, sente e quer? O que importa pra ela é que o outro esteja bem e ponto.

A pessoa vai ficando sem opinão e vontade próprias. Hummm… uma hora isso aí pode dar ruim.

Vamos lá! Evidente que queremos que o outro esteja bem e feliz dentro do relacionamento. PORÉM, não anulemos o que pensamos, sentimos e queremos. Relacionamento é uma troca. Sim, é doar-se ao outro e a doação deve ser recíproca, mas sem abrir mão da nossa essência, valores e princípios.

Relacionamentos longevos e com amor EXISTEM!

Os relacionamentos podem ser repletos de armadilhas e desafios. Afinal, estamos falando de vida real. De compartilhamento do dia-a-dia e de todas as implicações que vêm nesse contexto. Sabemos que nem tudo são flores sempre.

O amor é uma construção diária e precisa ser alimentado.

Não nos comparemos aos outros, não sejamos egoístas, pratiquemos uma comunicação saudável, mantenhamos a paixão viva, construamos a confiança e lidemos com os sentimentos de ciúme de forma saudável.

Os desafios e as armadilhas existem em todos os tipos de relacionamentos, mas isso não significa que devemos desistir ou achar que não podemos superá-los.

Uma chave fundamental para um relacionamento duradouro e saudável é estar aberto ao diálogo, ter paciência e compreensão, além de trabalhar juntos para enfrentar os desafios que surgem.

Afinal, um relacionamento não é apenas sobre a paixão e a química, mas também sobre a construção de uma base sólida de respeito, amor e comprometimento.

Ninguém é perfeito e todo relacionamento tem suas dificuldades, mas com amor e dedicação, podemos superar qualquer obstáculo.

Se você está enfrentando desafios em seu relacionamento, não desanime! Converse com seu (sua) parceiro (a), busque ajuda se necessário e lembre-se de que, com amor e respeito, vocês podem superar qualquer obstáculo e construir um relacionamento duradouro e feliz.

Sim, relacionamentos longevos e com amor existem! Não são ficção 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *