O dia 06/05 deste ano será marcado pela coroação do Rei Charles III, 74 anos, o primeiro na linha de sucessão ao trono após um reinado longevo da rainha Elizabeth II, falecida em setembro do ano passado aos 96 anos.
A monarquia britânica é conhecida por sua longa e rica história, e um dos membros mais proeminentes da família real é o Príncipe Charles, melhor dizendo, Rei Charles III.
É fato que seu protagonismo ficou um pouco ofuscado durante um tempo pela luz da princesa Diana, sua primeira esposa, falecida em um trágico acidente em 31 de agosto de 1997. Os dois já eram divorciados na época da morte dela.
No entanto, além do título real, há muito mais para conhecer sobre o homem por trás da coroa. Esse é o nosso objetivo por aqui. Trazer um pouco do homem, Charles.
“Quebra” de uma tradição
A coroação de um novo monarca é sempre um evento significativo na monarquia britânica. Como o herdeiro do trono há décadas, enquanto príncipe, o Rei Charles III tem se preparado para esse momento ao longo de sua vida.
Pela tradição, a cerimônia de coroação não tinha a presença de convidados reais de outros países por entenderem como um momento de conexão sagrada entre o monarca, o seu povo e Deus.
Charles III resolveu quebrar essa tradição e pela primeira vez em 900 anos reis e rainhas estarão juntos na Abadia de Westminster em Londres, testemunhando a coroação do Rei Charles III.
Meio difícil separar o homem do monarca
Primeiro na linha de sucessão, preparado para assumir o trono, o príncipe Charles (agora Rei Charles III) tinha como função principal apoiar a rainha nas suas funções, o que significava inúmeras viagens, cerimônias e eventos.
Uma pessoa que não consegue ter muita privacidade, como todos da família real Britânica e que precisa colocar os interesses da coroa à frente dos seus interesses pessoais. Puxado. Bem puxado.
Então, o que nos é apresentado pela imprensa é o cotidiano do herdeiro do trono e muitas especulações sobre seus relacionamentos. Sejam eles com sua primeira esposa, a princesa Diana, com sua atual esposa, a rainha-consorte Camila Parker Bowles com a qual casou em abril de 2005, seja com seus filhos William e Harry (sua relação com Harry não está das melhores. Mas isso já é assunto para um outro artigo).
Por falar em Harry, sabemos que confirmou sua presença na coroação. Mas sua esposa Megan não irá. Ficará nos Estados Unidos com o filhos.
Seus hobbies
O Rei Charles III tem uma vida pública intensa, cheia de compromissos oficiais e responsabilidades reais. No entanto, como qualquer outra pessoa, ele também tem seus hobbies e atividades de lazer que o ajudam a relaxar e lidar com o estresse real.
É conhecido por ser um grande defensor da agricultura orgânica, muito preocupado com as questões ambientasi, e, de fato, ele é um apaixonado por jardinagem e pela vida no campo. Passava boa parte do seu tempo em suas propriedades no campo cultivando seus próprios vegetais e ervas. Não sabemos como está a frequência agora uma vez que já não é mais príncipe herdeiro e sim rei. O tempo ficou mais reduzido.
Charles III também gosta de pintar aquarelas e sabe tocar piano e violoncelo
Foi jogador de polo por mais de 40 anos e muito conhecido por suas habilidades. Tido como um excelente cavaleiro.
Já pilotou helicóptero. Teve uma breve carreira na Marinha.
Sua relação com a imprensa
A família real é alvo de muitos tabloides sensacionalistas. Não dão trégua. A relação do Rei Charles III com a imprensa é uma história de amor e ódio ao mesmo tempo.
Ao longo de sua vida, o agora Rei Charles III vem tendo uma relação complexa e muitas vezes conturbada com a imprensa. Por um lado, ele é uma figura pública constantemente sob o escrutínio dos meios de comunicação, com sua vida pessoal e atividades sendo frequentemente noticiadas nos tablóides e na imprensa em geral. Por outro lado é também um crítico da imprensa, expressando preocupações sobre a invasão de sua privacidade e falta de precisão nas reportagens sobre sua vida e sua família
Apesar dessas tensões, o Rei Charles III também tem uma relação estreita com a imprensa em algumas ocasiões. Ele tem usado a mídia para promover suas causas sociais e ambientais, bem como para destacar questões importantes, como a preservação do meio ambiente e a proteção do patrimônio arquitetônico britânico. Ele também tem usado a imprensa como uma ferramenta para chamar a atenção para questões globais, como as mudanças climáticas e a preservação da natureza.
É uma relação complexa, com altos e baixos, e continua sendo um elemento importante de sua vida pública.
Cheio das manias viu?!
O Rei Charles III é um homem de personalidade forte e interessante, com várias manias e particularidades.
Há quem diga que sofre de TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo que, segundo os médicos trata-se de um transtorno psiquiátrico de ansiedade que tem como principal característica crises recorrentes de obsessões e compulsões.
Se é TOC ou não é, aqui não nos cabe diagnósticar. Vamos listar aqui algumas que nos chamaram atenção e aí você tira as suas próprias conclusões 🙂
Tem aversão à tecnologia
É o que comenta-se. Pois dizem que Charles III comunica-se com os amigos e familiares apenas através de bilhetes.
Cá prá nós, desligar-se um pouco da tecnologia algumas vezes pode até ser uma solução e não um problema. Mas acreditamos que mesmo que tente, não há como o rei Charles III ficar totalmente desconectado. Mas assim… tem os serviçais não é? Então… vai saber se não é assim mesmo!
Só utiliza a privada se a tampa estiver numa posição específica
Eita que essa é complicada. É por isso que dizem que quando viaja ele leva a sua tampa de privada. Ela tem que estar numa posição específica pois Charles III não toca nos assentos dos vasos.
Ah! E só usa uma marca de papel higiênico. Leva o papel higiênico nas sua viagens também.
Não toca em pasta de dentes
Pois é. Antes das escovações dos dentes, os serviçais deixam 2,5 cm de pasta na escova.
Seus pijamas precisam ser passados todas as manhãs. Assim como os cadarços dos seus sapatos.
Obscecado por limpeza e organização
Troca de roupa pelo menos 05 vezes ao dia.
Quando estava assinando os papeis de sua nomeação, viralizou o momento em que ele fez um gesto bem irritado para o funcionário dizendo para tirar o suporte de caneta que estava na mesa. Está explicada agora a reação.
Meia banheira com água morna
É dessa forma que ele toma banho.
Há outras manias. Mas achamos que essas estão de bom tamanho rsrs.
Mas cá pra nós, quem não tem uma maniazinha que atire a primeira pedra rsrs
Londres vai “parar” dia 06/05
A família real britânica é alvo de críticas mas também adorada por boa parte dos britânicos.
Comentamos um pouco sobre isso no nosso artigo The Crown – Série
Londres já está nos preparativos para a cerimônia da coroação do Rei Charles III que terá ampla cobertura digital. É uma nação importante e os olhos do mundo estarão voltados pra ela.
Charles III já foi nomeado rei oficialmente alguns dias após a morte da sua mãe, Rainha Elizabeth II. Porém, para a cerimônia oficial, solene e pomposa de coroação, foi necessário esperar o período de luto. Além do mais, muito precisaria ser feito ainda para que a solenidade acontecesse. Há toda uma logística envolvida. Inclusive em relação à mobilidade e segurança.
Durante 7 décadas os súditos entoavam: God save the Queen! A partir de agora será: God save the King!
Será que o Rei Charles III será tão “popular” quanto à rainha?
Esta resposta ainda não temos.
Especula-se que o reinado não será longevo. Obviamente não dá pra “competir” com o reinado da mãe que esteve a frente por 70 anos não é? Charles III tem 74. Mas vamos deixarcom a imprensa esse tipo de especulação.
Próximo da linha de sucessão: William!