Nevoeiro Mental – Perda de memória na Menopausa

Autor(a):

Numa linguagem simplificada, a perda de memória na menopausa é chamada de “nevoeiro mental” e envolve a sensação de que não conseguimos nos lembrar das coisas da mesma maneira que costumavámos e estamos andando com a cabeça confusa.

E já na perimenopausa algumas mulheres começam a perceber essa “confusão”, esse “nevoeiro”, essas “falhas” na memória. Como prefiram chamar. Pois é, mais um sintoma associado à perimenopausa e menopausa.

Se você está se identificando com isso, tenha calma e continue lendo pois não é o “fim dos tempos”.

Imagem Pixabay

Vamos esclarecer…

O tipo de perda de memória observada durante a perimenopausa e menopausa geralmente envolve o esquecimento de informações verbais recém adquiridas e dificuldade de concentração.

Os sintomas típicos de nevoeiro mental incluem esquecer os nomes das pessoas (principalmente os novos nomes das pessoas que acabamos de conhecer), esquecer as tarefas no meio da tentativa de fazê-las ou esquecer onde deixamos as coisas, como as chaves do carro, por exemplo.

Por que o nevoeiro mental ocorre?

Novamente, as flutuações hormonais contribuindo para mais um sintoma (em outros artigos já comentamos sobre).

É por isso que as mulheres que passam por essa fase precisam estar atentas para reequilibrarem o seu sistema.

Uma coisa vai puxando outra. Por exemplo: as alterações de sono que muitas mulheres passam a ter, reflexo da baixa hormonal, também contribuem para a incapacidade de concentração e as dificuldades de memória associadas ao nevoeiro mental.

Precisamos de estrogênio para dormir bem, bem como ter a capacidade de prestar atenção às coisas, ter boa memória à curto prazo, adquirir habilidades de linguagem e manter o nosso humor estável.

Muita calma nessa hora! Felizmente, o problema não é permanente e não significa que você, caso venha passando por isso, esteja “ficando demente”.

Estudos já comprovaram que os sintomas das mulheres com dificuldade de aprendizagem e perda de memória voltaram ao normal após a menopausa.

A presença de ondas de calor na menopausa parece estar relacionada a uma perda de memória. Principalmente à memória verbal, que envolve a lembrança de palavras. Um estudo realizado na Universidade de Illinois, Chicago, em 2008, revelou que as ondas de calor moderadas a graves são um indicador de perda de memória.

Exercício físico, boas noites de sono, uma alimentação equilibrada, diminuição do estresse… até Jogos como Sudoku, Scrabble e palavras cruzadas são muito bem vindos para a nossa memória.

Se esses esquecimentos estão sendo um problema para você, procure um(a) médico(a)

Se você sentir que o nevoeiro mental está se tornando um problema sério, não exite em consultar seu (sua) médico (a).

E nesse período anote as coisas e divida tarefas complexas em etapas separadas.

Os sintomas de nevoeiro mental não afetam todas as mulheres na perimenopausa e menopausa.

Mas se você tiver esses sintomas, saiba que há coisas que você pode fazer para combater o problema.

E que na maioria das vezes, com alguns cuidados, hábitos e, se for o caso, reposição hormonal indicada pelo(a) médico(a)… passa!

Em outros artigos, comentamos sobre alguns sintomas que surgem para as mulheres quando entram na perimenopausa e menopausa. Já leu? Conseguiu identificar se você já vivencia algum?

Até 2025 1 bilhão de mulheres estarão entre a perimenopausa, menopausa e pós menopausa. Sendo assim, conhecer o que se passa com o seu corpo, entender os sintomas e o que fazer para passar por todo esse processo é fundamental. Vital.

E você? Está praparada pra ela?

Por aqui a gente vem se preparando 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *