Hoje vamos contar um pouco a história de Hal Elrod. Situações de quase morte (na realidade morreu por alguns minutos) por 3 vezes, perdas, diagnósticos nada animadores… nossa, esse homem já passou por muita coisa na vida. E, já há um tempo, compartilha suas histórias, experiências e insights com milhares de leitores e seguidores.
Hal Elrod é o autor de um dos livros de desenvolvimento pessoal mais vendidos no mundo: “O Milagre da Manhã“, The Miracle Morning.
Nascido em maio de 1979 na Califórnia, Estados Unidos, é casado e tem dois filhos. Autor de Best Sellers, palestrante e podcaster, ele vem transformando a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo ajudando-as a despertarem os seus potenciais. Conscientizando-as sobre o impacto dos nossos pensamentos, palavras e ações nas nossas vidas e nas vidas dos que estão ao nosso redor.
Provavelmente, não imaginava o quão grandiosa seria a sua missão por aqui até sofrer um seríssimo acidente de carro aos 20 anos.
Seu primeiro renascimento – O acidente
Sim. Renascimento. Calcula-se que Hal morreu por 6 minutos enquanto a equipe de resgate o tirava dos destroços até conseguir trazê-lo de volta à vida.
O acidente foi bem grave. Foi vítima de um motorista que dirigia embriagado. Teve 11 ossos quebrados, um baço rompido e nervos cortados. Sua memória de curto prazo foi atingida e Hal ficou por um tempo “sem filtro”. Tipo aquelas pessoas que falam o que vêm na cabeça. Algumas situações embaraçosas e até engraçadas aconteceram nesta fase rsrs.
Pois bem, Hal ficou no hospital em coma ainda por um tempo. E nesse tempo teve outras duas experiências de quase morte.
Fez 07 cirurgias em 06 dias e quando acordou os médicos disseram que ele provavelmente não andaria mais. Como assim?!
A regra dos 5 minutos.
Ao ouvir o diagnóstico dos médicos, Hal Elrod resolveu “desafiá-los”. E é aí que entra a regra dos 5 minutos dele que é o seguinte:
“Quando as coisas não acontecem do seu jeito, você pode se sentir mal com isso. Mas por 5 minutos. Se você não puder mudar, siga em frente”.
E foi com base nesse pensamento que Hal Elrod, vendo seus pais muito tocados com o seu estado, disse-lhes que se de fato ele não tivesse mesmo condições de andar, não se vitimizaria e seguiria em frente. MAS que da parte dele faria tudo para melhorar.
E não é que ele voltou a andar? Pois é. Os médicos ficaram admirados. Ele conseguiu. E sabe o que mais? Passou a correr ultramatonas.
Mais uma adversidade a ser superada.
Hal Elrod já era palestrante, tinha vários clientes e uma vida financeira equilibrada quando a economia dos Estados Unidos colapsou em 2008.
Perdeu metade dos seus clientes, parte significativa da sua renda e pra completar não conseguiu pagar a hipoteca da sua casa. Como consequência, perdeu para o banco. Hal ficou 6 meses em crise. Depressivo, sem saber o que fazer. Chegou até a pensar no pior.
Na época do acidente ele contava com o apoio de várias pessoas para ajudá-lo na sua recuperação. Mas essa situação era diferente. O país estava em crise, os americanos estava em crise. O que fazer pra sair disso? Estava por conta própria. Foi um período bem difícil. Mas como todos os momentos difíceis pelos quais passamos, aprendemos muito. E com Hal Elrol não foi diferente. Ele aprendeu muito na dor.
No fundo do poço, financeiro e emocional, Hal resolveu fazer mudanças na sua vida relacionadas ao seu desenvolvimento pessoal.
Passou a praticar meditação, exercícios de visualização, afirmações positivas… leituras, atividades físicas e a fazer registros diários. E foi desse movimento que surgiu o seu best seller “O Milagre da Manhã”.
Esse movimento deu uma chacoalhada boa na vida dele. E a partir de então as coisas foram voltando pros eixos.
O Milagre da Manhã – The Miracle Mornig – Livro
Escrito em 2012, “O Milagre da Manhã” já passou a marca de 1 milhão de exemplares vendidos. Traduzido em 27 idiomas, vem fazendo uma revolução do bem na vida de muitas pessoas. Mais de 500 mil pessoas por dia praticam o que Hal compartilha.
Numa linguagem bem simples, como se estivesse conversando conosco em nossa casa, Hal apresenta um método para que alcancemos a vida que gostaríamos de ter. A vida dos nossos sonhos. E a manhã é um período do dia que nos permite fazer vários movimentos que nos ajudam a construir e alcançar essa vida que queremos.
Não, não é mágica. Depende de cada um. Do seu movimento de cada um. Do tamanho da vontade. Do desejo de ser melhor como pessoa, como profissional.
No livro Hal mostra o poder transformador de alguns bons hábitos, bem como da força dos nossos pensamentos e ações.
Se você está com um pé atrás pois já está imaginando aquela prateleira de livro de “auto-ajuda” e você acha esse gênero literário um blá, blá, blá sem fim, sugiro que leia. Mesmo que seja para confirmar o seu pensamento. Mas leia com a cabeça aberta e coração abertos. Certamente mal não vai fazer. E quem sabe você não se surpreende positivamente? Quem sabe? 🙂
Outro susto – Esse foi bem puxado!
Em 2016 já casado e com filhos Hal Elrod foi diagnosticado com um tipo de leucemia rara e muito agressiva. As chances de sobrevivência eram de 10%.
Ele só descobriu a doença quando os seus rins, pulmões e coração estavam quase falhando.
Conversando com seu oncologista ele pediu para fazer um tratamento mais holístico, menos agressivo para o corpo. Mas o médico foi bem direto. Ele teria que começar a quimioterapia o quanto antes e as chances ainda eram bem baixas.
E o que dizer numa hora dessas para os filhos pequenos? Ele disse a verdade. De uma forma que eles pudessem entender. Prometeu que faria de tudo para ficar bom. Coisas até que muitas pessoas que já tinham enfrentado a doença não sabiam que existia. Prometeu que iria pesquisar e fazer tudo o que tivesse ao seu alcance ficar bom. E assim ele fez.
Foi um ano muito difícil. Os efeitos coleteriais das sessões de quimioterapia foram horríveis. Muitas náuseas, dores… Mas Hal estava determinado. Ele ia vencer. E venceu.
Que história de vida inspiradora.
Adversidades, cada um as enfrenta de uma forma
Esse forma de Hall Elrod encarar e enfrentar as adversidades, perdas e lidar com tudo isso foi “plantada” nele lá atrás vendo o exemplo de seus pais quando criança.
Tinha 8 anos quando ouviu sua mãe gritando pela filhinha ainda bebê, que tinha nascido com uma doença fatal. A mãe tentava ressuscitar a irmazinha dele. Mas…
Hall viu seus pais devastados. Foi um momento bem difícil para toda a família.
Em meio a dor, os pais fizeram um movimento que os ajudaram a lidar com o sofrimento. Fundaram um grupo de apoio a casais que haviam perdido um filho. Foi um movimento lindo.
Hall pode ver que os momentos de dor, as adversidades não duram para sempre e que mesmo tragédias podem resultar em algo bom, positivo. Seus pais transformaram a dor da perda da filha em um grupo de apoio que acolheu pais que passaram pelo que eles passaram. Viu seus pais fazendo campanhas para arrecadar fundos para o hospital que tratou da sua irmã. Anualmente faziam esse movimento.
O exemplo educa, inspira, edifica, fortalece… Então, que sejamos bons exemplos 🙂
Queremos conhecer a sua história
Assim como Hall Elrod há muitos homens e mulheres anônimos com histórias inspiradoras. Homens e Mulheres que levantaram de suas quedas, que se viram devastados diante de situações difíceis, que sintiram-se por um tempo sem direção, sem saber o que fazer mas conseguiram superar os seus percalsos, amenizar as suas dores, vencer os seus “monstrinhos” internos que atrapalham um bocado a nossa jornada. Homens e Mulheres com eu, como você, que temos as nossas batalhas diárias e que sabem o quão preciosa é a vida.
Sabe aquela regra dos 5 minutos que citamos? Vale muito a pena segui-la. A gente fica mais leve.
Sigamos fazendo o nosso melhor.
Se você tem uma história inspiradora pra contar, compartilha com a gente! Vamos ficar muito felizes em conhecer 🙂