Ginástica Íntima

Autor(a):

Você já deve ter ouvido e/ou lido alguma vez algo relacionado à Ginástica Íntima, Exercícios de Fortalecimento do Assoalho Pélvico, Exercícios de Kegel. São termos diferentes que representam a mesma coisa.

POMPOARISMO também é um termo usado para esses tipos de exercícios. É uma técnica de relaxamento e contração do canal vaginal que proporciona muitos benefícios para a nossa saúde íntima.

Pode parecer algo novo, mas na verdade vem de muito tempo atrás. Uma prática datada de antes de Cristo adotada por Sacerdotisas que faziam rituais de fertilidade.

Onde surgiu?

Historicamente registram-se duas origens da prática da ginástica íntima:

  1. Origem Oriental:

Praticada desde muito tempo no Sul da Índia e até hoje ensinada de mãe para filha.

No Japão, as gueixas foram aperfeiçoando técnicas utilizando as contas dos colares.

Na Tailândia, as tailandesas deram uma nova versão para o pomparimo. Lá existem as casas de Ping Pong Show onde as mulheres mostram o quão forte é o seu assoalho pélvico e fazem coisas inimagináveis com a sua “preciosa”.

Mas o objetivo aqui não é comentar sobre esses feitos e sim, apresentar os benefícios para a nossa saúde com a prática contínua dos exercícios.

2. Origem Ocidental:

No Ocidente, por volta de 1940 o Dr. Arnold Kegel, americano e com muitas pacientes com problemas de Incontinência urinária, desenvolveu exercícios para o fortalecimento da musculatura pélvica. Daí o nome, exercícios de Kegel.

O (a) fisioterapeuta pélvico (a) cuida dessa parte de fortalecimento e, talvez você não tenha ideia de quão poderosas e saudáveis ficamos com a prática desses exercícios.

Os exercícios íntimos, pompoarismo, trazem uma série de benefícios para a nossa vida. Inclusive o autoconhecimento e melhora da nossa autoesma. Pois é. Leva a nossa autoestima lá pra cima.

Anatomia Feminina

Será que conhecemos bem tudo o que envolve o nosso assoalho pélvico? Se você conhece, não custa reforçar e compartilhar por aqui.

A musculatura do nosso assoalho pélvico é composta por um conjunto de 13 músculos que formam uma rede composta de 3 orifícios:

1) Uretra, que é por onde sai o xixi;

2) Vagina, que é por onde entra o pênis e saem a menstruação e os bebês;

3) Reto, que é por onde saem as fezes.

A função dessa nossa musculatura é sustentar todos os órgãos do assoalho pélvido que ficam na cavidade pélvica como: bexiga, útero e reto evitando inúmeros problemas de saúde.

É uma musculatura que podemos controlar. Contrair e relaxar ao nosso comando. Daí a importância de fortalecermos.

Benefícios da Ginástica Íntima

Os exercícios de Ginástica Íntima para o fortalecimento do nosso assoalho pélvico são muito poderosos. Normalmente são feitos contraindo e soltando a musculatura e também utilizando alguns acessórios específicos.

Com eles :

  1. Passamos a ter mais consciência corporal;
  2. Adquirimos força e resistência muscular;
  3. Conseguimos controlar e relaxar a musculatura.

Preparada para se surpreender com tantos benefícios que o pompoarismo pode trazer pra nossa vida?

Abaixo, relacionamos 03 benefícios. Mas há muitos outros viu? Prometemos aqui brevemente uma nova publicação comentando sobre mais alguns.

Vamos a eles:

Melhora o Funcionamento do Intestino:

Sim. Os exercícios fazem uma massagem na barriga (musculatura abdominal) ajudando nos movimentos do intestino (peristálticos).

Dizem que o intestino é o nosso segundo cérebro. Ele estando bem, muita coisa em nós fica bem também. A absorção de todos os nutrientes fica melhor. Cabelo, unha e pele também. Temos mais disposição, vitalidade.

Ajuda no trato da Incontinência Urinária:

Os exercícios de Ginástica Íntima são muito bem-vindos e recomendados para nós 40+ pois 1 em cada 3 mulheres acima dos 30 tem algum grau de incontinência urinária.

Depois dos 40 a proporção cai de 1 para 1. Ou seja, metade de nós chega a ter algum grau de incontinência.

Quando a mulher tem algum grau de incontinência, tem escape de xixi ao tossir, espirrar e até sorrir. As vezes da aquela vontade de ir ao banheiro e não consegue controlar a tempo de chegar até lá. Outras vezes o xixi escapa quando faz algum esforço físico.

Esse tipo de situação certamente não queremos pra gente não é? Então, vamos nos cuidar!

Melhora da Lubrificação:

Algumas mulheres queixam-se de vaginismo e dispareunia.

Para quem ainda não ouviu falar:

VAGINISMO é uma contração involuntária da musculatura vaginal que pode ser leve, moderada ou itensa. Não só acontece no ato sexual em si. Há outras situações. Tem mulheres por exemplo que não conseguem introduzir um absorvente íntimo, não conseguem ter uma consulta ginecológica e nem fazer os exames específicos. Como o Papanicolau, por exemplo. Elas sentem muita dor.

O vaginismo tem características emocionais. A prática dos exercícios ajuda muito. Mas, dependendo do grau, é muito importante um acompanhamento psicológico para investigar a origem de tudo.

DISPAREUNIA, é qualquer dor causada no ato sexual. E uma das causas é a falta de lubrificação. Outras causas podem ser os pequenos lábios muito grandes e o entupimento das glândulas de bartholin (que são umas das origens da nossa lubrificação).

A Dispareunia pode ser um dos sintomas do Vaginismo.

A prática da Ginástica Íntima pode ajudar, e muito, as mulheres que sofrem com isso pois não é normal sentirmos dor e desconforto na relação sexual.

A importância de buscarmos um bom profissional

Lá no início, comentamos que o (a) FISIOTERAPEUTA PÉLVICO (A) é o(a) profissional competente para orientar e conduzir-nos na prática dos exercícios.

Não se descuide dessa parte. Os benefícios são muitos mas você precisa ser bem orientada para, inclusive, ter certeza de que está executando os exercícios corretamente.

Muito importante pedir referências e conhecer o trabalho de quem vai te orientar nos exercícios. Porque essa prática deve ser pra vida toda. A não ser que você queira ficar flácida novamente rsrs.

É como os outros exercícios que fazemos. Por isso é fundamental a prática regular para que continuemos com tudo em cima.

Quem NÃO deve praticar os exercícios de Pomparismo?

A prática dos exercícios de fortalecimento pélvico NÃO deve ser feita por basicamente dois grupos:

  1. Gestantes no 1º trimestre de gestação. Até a 15ª semana. E é sempre bom reforçar que não iniciem nenhum exercício sem o aval do (da) seu (sua) médico(a);
  2. Quem estiver com algum tipo de infecção. Exemplo: Urinária, vaginal, cândida. Trata primeiro e depois faz.

Agora é com você 🙂

E então? Você já tinha ouvido falar da Ginástica Íntima ou Pompoarismo? Sabia quantas coisas boas pode agregar à nossa vida se praticarmos corretamente e com regularidade?

Pois é…. mais uma informação poderosa nesse caminhar do climátério e menopausa.

Priorize-se! Cuide-se! Tenha um tempo só seu. Isso não significa que você precise deixar de lado quem ama e precisa cuidar, dar atenção… Não é isso.

É que muitas vezes nos deixamos de lado, nos negligenciamos e assim a vida vai passando. E lá na frente a gente se pergunta: “O que eu fiz de bom por mim?”. E sabemos que o tempo não volta, não é mesmo?

Portanto, façamos o nosso melhor HOJE. Há muito o que aprender, conhecer, realizar… viver.

Sigamos!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *