Fortalecimento do Assoalho Pélvico – Isso é vida!

Autor(a):

Escapes de xixi, musculatura flácida, cólicas, ressecamento íntimo… são algumas coisas que certamente não queremos para nossa vida. Daí a importância do fortalecimento do Assoalho Pélvico.

Mais jovens em geral não nos damos conta de quão importante é cuidarmos da musculatura do nosso assoalho pélvico.

Quando pensamos em cuidar da saúde, procuramos nos alimentar melhor, fazer exercícios aeróbios e musculação em busca da famosa e almejada ‘massa magra’. E esse movimento é muito positivo. O nosso EU do presente e do futuro agradecem.

Acrescentar o fortalecimento do assoalho pélvico nesse ‘pacote de boas práticas para a saúde e longevidade’ será muito bem vindo.

Mas assim… se você já não é mais tão jovem em idade assim, e ainda não tinha se dado conta da importância desse fortalecimento, calma que ainda dá tempo de começar. Procura um bom profissional e começa a fortalecer os músculos que estavam meio adormecidos. Vai te fazer um bem enorme. Acredite 🙂

Benefícios do fortalecimento do Assoalho Pélvico

Os exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico são muito poderosos. Normalmente são feitos contraindo e soltando a musculatura.

E também utilizando alguns acessórios específicos.

Com eles, passamos a ter mais consciência corporal; Adquirimos força e resistência muscular; Conseguimos controlar e relaxar a musculatura

No artigo “Ginástica Íntima” fazemos uma abordagem sobre o assunto (com seus diversos nomes) e comentamos sobre alguns benefícios.

E tem mais. Quer saber? Então vamos lá a outros benefícios:

Períodos menstruais bem mais tranquilos

Mulheres que fortalecem o assoalho pélvico (praticam os exercícios do pompoarismo) dificilmente sentem cólicas. Isso porque a cólica nada mais é do que uma contração uterina para eliminar um coágulo naquela região.

Com os exercícios, há um aumento na irrigação sanguínea local e então não há formação de coágulus. Consequentemente não há cólicas.

Outro benefício para quem ainda está nessa fase é que os exercícios conseguem reduzir até em 50% os período menstrual. Há mulheres que ficam 10, 12 dias menstruando. Com os exercícios regulares, há uma melhora considerável em relação à diminuição desse período.

Nesse momento você pode estar pensando: ‘Ah como seria bom ter sabido de tudo isso lá atrás…’

Se você conhece alguém que sofre de cólicas e/ou tem fluxos muito longos, não exite em compartilhar essa informação.

Outro benefício ligado à menstruação é que os exercícios amenizam os sintomas da TPM. Isso mesmo. Isso porque há o aumento da produção de estrogêneo.

OUTRO BENEFÍCIO:

Evita infecções urinárias de repetição como as candidíases

As infecções urinárias são ocasionadas por várias razões. Dentre elas:

Falta de higiene;

Intestino preso;

Frequência sexual muito ativa.

As mais comuns são as candidíases que causam coceira, corrimento esbranquiçado ou amarelado, podendo virem acompanhadas de dor ou não.

Elas não têm a ver necessariamente com as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

Podem também se manifestar com algum desequilíbrio imunológico. Ex: Vida agitada, estresse muito grande, baixa imunidade do organismo como um todo.

Os exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico contribuem para evitar essas infecções urinárias recorrentes

MAIS OUTRO:

Ajuda no trato da Incontinência Urinária

Os exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico são muito bem-vindos e recomendados para nós 40+ pois 1 em cada 3 mulheres acima dos 30 tem algum grau de incontinência urinária.

Depois dos 40 a proporção cai de 1 para 1. Ou seja, metade de nós chega a ter algum grau de incontinência.

Quando a mulher tem algum grau de incontinência, tem escape de xixi ao tossir, espirrar e até sorrir. As vezes da aquela vontade de ir ao banheiro e não consegue controlar a tempo de chegar até lá. Outras vezes o xixi escapa quando faz algum esforço físico.

Esse tipo de situação certamente não queremos pra gente não é? Então, vamos nos cuidar!

E MAIS OUTROS…:

Muitos benefícios na hora “H”

Regulam a lubrificação:

Sabemos que os exercícios estimulam a lubrificação. E a falta dela é uma das queixas na hora “H”. Ainda mais para as mulheres que estão vivenciando a perimenopausa/menopausa onde os hormônios estão em queda.

Estas precisam ficar atentas com essa questão pois não precisam sentir dor. Pode até ser uma queixa comum para algumas. Mas não é natural. Podem e devem melhorar essa questão. Merecem.

Há também mulheres que têm lubrificação em excesso e ficam um pouco constrangidas. Os exercícios regulam. Assim como regulam o PH da vagina. Ficamos com a saúde íntima em dia.

Melhora a libido:

Fazendo os exercícios mensagens para o nosso cérebro são enviadas. Há mulheres que relatam ter sensações bem agradáveis durante a prática

Mas aqui nessa questão da libido, vamos abrir um parênteses:

SE os nossos hormônios estão “lá no pé”, a prática dos exercícios de fortalecimento não vão melhorar a libido.

É preciso regularmente junto à (ao) ginecologista acompanhar, medir os os hormônios relacionados à sexualidade. Estrogênio, progesterona, os hormônios da tireiode (sim! A tireoide interfere muito na libido), etc, etc.

E vai além!

Melhora os orgasmos:

Sim, melhora! Tanto na quantidade quanto na qualidade.

Quem não deve praticar

A prática dos exercícios de fortalecimento pélvico NÃO deve ser feita por basicamente dois grupos;

  1. Gestantes no 1º trimestre de gestação. Até a 15ª semana. E é sempre bom reforçar que não iniciem nenhum exercício sem o aval do (da) seu (sua) médico(a);
  2. Quem estiver com algum tipo de infecção. Exemplo: Urinária, vaginal, cândida. Trata primeiro e depois faz.

Procure um profissional da área pra te orientar, viu?!

FISIOTERAPEUTA PÉLVICO (A) é o(a) profissional competente para orientar e conduzir-nos na prática dos exercícios.

Não se descuide dessa parte. Os benefícios são muitos mas você precisa ser bem orientada para, inclusive, ter certeza de que está executando os exercícios corretamente.

Muito importante pedir referências e conhecer o trabalho de quem vai te orientar nos exercícios. Porque essa prática deve ser pra vida toda. A não ser que você queira ficar flácida novamente rsrs.

É como os outros exercícios que fazemos. Por isso é fundamental a prática regular para que continuemos com tudo em cima.

Agora é com você 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *