Chás e seus benefícios

Autor(a):

Quem nunca tomou um chazinho antes de dormir pra relaxar, ou depois das refeições pra ajudar na digestão, ou para dar um conforto (aquele calorzinho) num dia frio, ou refrescar-se em dias quentes (aquele chá geladinho) ou pra aliviar a sensação da barriga estufada com gases? Pois é, hoje vamos discorrer um pouco sobre alguns chás e seu benefícios.

De uma forma geral, todos os chás contêm polifenóis que nos proporcionam, dentre tantas coisas, a melhora dos níveis de concentração e energia.

Daí a gente tem uma ideia de como eles podem nos fazer bem, não é?

Imagem Pixabay

O ideal é que o chá seja consumido na hora, evitando assim que a bebida perca suas propriedades.

Os chás que vamos citar logo a frente, são considerados são importantes aliados no alívio de alguns dos sintomas do climatério/menopausa.

Chás que aliviam alguns sintomas do climatério e menopausa:

Em publicações anteriores citamos alguns sintomas pelos quais as mulheres passam durante a sua jornada pelo climatério e menopausa. Alguns deles deles chegam a ser bem desconfortáveis. Trouxemos aqui 05 chás queridinhos. Quase uma unamidade. São eles:

Chá de Erva Doce.

A Erva Doce ajuda a controlar alguns sintomas como ondas de calor e secura vaginal atuando assim como uma “modulação hormonal” natural.

Tem propriedades calmantes e a forma mais comum de preparo é em chás.

Há também cápsulas e óleos.

Chá de Erva Cidreira.

Também conhecida por melissa, o chá de erva cidreira combate os gases intestinais, dores musculares e torceduras.

É calmante e combate, por exemplo, a insônia.

Regula a menstruação e alivia a cólica.

Além de usada na forma de chás, a erva cidreira pode ser usada em sucos, sobremesas ou na forma de cápsulas ou extrato natural, e pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, mercados e algumas feiras livres.

Importante esclarecer que os especialistas em chás diferenciam a erva cidreira e a melissa. São semelhantes mas têm suas características particulares. A “confusão” se dá pois existem 3 tipos de erva cidreira. E um deles é a Melissa Officinalis. Daí a associação.

Chá de Camomila.

O chá de camomila possui propriedades anti-inflamatória e antiespasmódica. Ele ajuda a controlar a produção de ácidos no estômago combatendo assim, náuseas, má digestão e gases. Pode inclusive prevenir úlceras gástricas.

É um dos “queridinhos” pois possui propriedades relaxantes e calmantes, ajudando assim a diminuir o estresse e a ansiedade, além de melhorar a qualidade do sono.

O chá de Camomila possui também propriedades antifúngicas e ajuda no combate á candidíase. Ele reforça o sistema imunilógico. Acalma cólicas e reduz inflamações.

Entre todos os chás é o que possui maior concentração de polifenóis.

Neutraliza os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular.

Chá Branco

O chá branco acelera o metabolismo, juda a prevenir cáries, tem ação anti-inflamatória e antigripal e ativa o sistema imunológico.

E então, você sabia que essas plantinhas eram tão poderosas?

Aqui citamos apenas 04 dos queridinhos aliados que ajudam no alívio de alguns dos sintomas do climatério e menopausa, dentre tantas outros benefícios. Mas há muitos outros.

ATENÇAO!

Sempre é bom lembrar que o equilíbrio em tudo que fazemos e consumimos é fundamental. E isso também se aplica ao consumo do chá. Pois, se consumido em excesso pode causar desconforto estomacal, bem como náuseas e alterações intestinais.

É muito importante informarmos ao (à) nosso (a) médico (a) o que consumimos habitualmente. E isso também inclui os CHÁS.

Principalmente se fazemos uso de medicamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *