Desafiamos você a encontrar algum profissional da área de saúde que desaconselhe a dupla: Alimentação Equilibrada e Atividade Física para quem quer ter uma vida com saúde, energia e bom humor.
Pois é, essa dupla é importante. Não devemos desmerecê-la.
E quando nos referimos ao nosso time 40+, principalmente às mulheres 40+, essa dupla proporciona uma melhora geral da disposição, do sono, dos calorões, do humor e da libido… Pois é.
Alimentação saudável – Um hábito a ser adquirido
Se você ainda não adotou uma alimentação saudável pra sua vida, agora é o momento de melhorar a maneira como você come. Não é preciso necessariamente contar e ou cortar calorias. A menos que esteja tentando e precisando perder peso.
Tudo começa pela boca. É mais do que hora de prestarmos atenção ao que colocamos nela. Afinal, estamos falando de saúde e não de magreza.
O lema é: “Desembalar menos e descascar mais”.
Ou seja, quanto menos produtos industrializados e embalados e mais alimentos naturais consumirmos, melhor. Nosso corpo e nossa saúde agradecem.
É melhor prevenir o ganho de peso do que retirá-lo depois que ele já tiver sido ganho. Quanto antes passarmos a ter o hábito de nos alimentar de forma saudável, menor será o problema com o ganho de peso associado , inclusive, à menopausa.
A intenção aqui não é deixar ninguém preocupado e sim chamar sua atenção para o que pode acontecer se você não prestar ainda mais atenção ao que come.
Não estamos falando de dieta para emagrecer e ter corpo de modelo. Não é nada disso. Aqui defendemos que o importante é sermos felizes como somos. Do nosso jeitinho.
Acontece que nem sempre estamos saudáveis do nosso jeitinho. E esse é o ponto! Nessas horas um(a) nutricionista pode nos orientar, e muito! É incrível como uma alimentação equilibrada transforma. Dormimos melhor, nos sentimos mais dispostos, “desinchamos”… e se associarmos à prática de atividade física regular, ahhhh meus queridos… aí é que a gente fica poderoso mesmo. Nos trinques! 🙂
Olhos abertos para as orientações a seguir hein!
As orientações a seguir são, praticamente, unamidade entre os profissionais de saúde se o assunto é comer bem para manter a saúde em ordem. Vamos a elas:
- Reduza a ingestão de alimentos gordurosos, alimentos ricos em calorias, fast foods, alimentos processados e alimentos que contenham açúcar, sal e xarope de milho com alto teor de frutose. Estes não são saudáveis e podem contribuir não apenas para o ganho de peso, mas também para um aumento de doenças cardiovasculares e diabetes;
- Opte por comer alimentos orgânicos sempre que estiverem disponíveis. Tente evitar alimentos que possam conter hormônios, pesticidas, herbicidas e conservantes;
- Ao comer frutas, atenha-se às frutas inteiras em vez do suco da fruta. Frutas inteiras contêm fibras, que são boas para o intestino;
- Diminua a ingestão de cafeína. Isso significa tomar menos refrigerantes que contêm cafeína, chá preto e café. Ao invés do chá preto que contém cafeína, tome o chá verde;
- Beba água. Precisamos de água. Mas é bom não exagerarmos no período da noite. Afinal não queremos interromper o nosso sono pra ir ao banheiro não é?
Seguindo essas orientações você perceberá uma mudança significativa. Em você como um todo. E aqui estamos falando em saúde. E não em “apenas” perder medidas.
Também não estamos dizendo que devemos abrir mão de alguns pequenos prezeres nem tão saudáveis. Queremos mostrar a importância de pensarmos bem nas nossas escolhas e nas consequências delas. Sabe aquela regrinha, nem 8 nem 80?! Pois é. É disso que estamos falando. De equilíbrio.
Atividade Física – Uma aliada poderosa
Aqui queremos falar principalmente para as mulheres 40+ que estão passando pela jornada da menopausa. Sabemos que nessa caminhada, a maioria vai se deparar ou já se depara com alguns sintomas que as deixam incomodadas, chateadas, cansadas, estressadas e até mesmo tristes.
Sendo assim, se você está passando por esse momento e quer uma vida com energia, alegria, estando ativa desempenhando as suas atividades e realizandos os seus projetos e sonhos… não pode fechar os olhaos para a atividade física.
O exercício ajuda a regular a circulação sanguínea , o que, por sua vez, diminuirá sua pressão arterial. Ele também libera certos “hormônios felizes”, chamados endorfinas, em nosso cérebro. Uma vez que o coração também passa por uma grande tensão durante a menopausa, é preciso prestar a devida atenção a ele também. E a atividade física é uma importante aliada contra as doenças do coração.
Nosso metabolismo agradece
O aumento da atividade física ajuda a melhorar o metabolismo e impedir o ganho de peso associado à menopausa.
Isso significa envolver-se em alguma forma de ATIVIDADE AERÓBICA pelo menos 30 minutos por dia, em 4-5 dias da semana. A atividade aeróbica pode ser qualquer forma de exercício que aumente a frequência cardíaca e respiratória. Formas comuns de exercício aeróbico incluem caminhada rápida, corrida, dança, natação e ciclismo.
Há também o EXERCÍCIO ANAERÓBICO que pode ser realizado nos dias da semana em que você não pratica exercícios aeróbicos. O exercício anaeróbico envolve levantar pesos ou usar aparelhos de musculação em uma academia local. Ele é realmente eficaz para aumentar o tônus muscular e melhorar a massa muscular. Como o tecido muscular tem uma taxa metabólica mais alta do que outros tecidos do corpo, você pode queimar mais calorias sem precisar fazer nada extra.
Se você é sedentário, comece fazendo uma caminhada devagar. Aos poucos você vai aumentando a distância e o ritmo. Permita-se. Separe um tempo para você e esse seu momento. E se essa caminhada for logo no início do seu dia, verá como ele será ainda melhor e mais produtivo.
Atividade física DE FORMA RESPONSÁVEL – Atenção aos sinais
Se você tem alguma questão que dificulte e/ou te impeça de praticar algum tipo de exercício como problemas no joelho, coluna ou até alguma questão cardíaca em que precise de um acompanhamento mais próximo de um(a) medico(a), não comece suas atividades físicas antes de consutá-lo (a).
A orientação de um (a) profissional da área também é importante. Ele (a) vai te explicar e mostrar as atividades mais aconselhadas para você. Uma coisa é certa. Com a prática regular de alguma atividade física, de preferência que você se identifique e goste, você só vai ter benefícios em sua vida.
Para quem tem dificuldades para dormir, atenção!
A atividade física é uma excelente aliada para que tenhamos uma noite bem dormida. PORÉM:
Procure NÃO se exercitar logo antes de dormir, pois isso pode afetar o seu sono. O exercício libera hormônios felizes lembra? Sendo assim, apesar de talvez estar cansado, dependendo do exercício que fez, você vai estar mais estimulado. Animado. E a hora de dormir é a hora de desacelerar.
Certamente vocês já ouviram e ouvem falar muito dessa dupla. Mas não custa reforçarmos por aqui.
Simbora cuidar da saúde pois sem ela as coisas ficam mais complicadas. E se a gente puder evitar complicações, a gente evita, não é mesmo?
Ainda de quebra, seguindo tudo isso é impossível não ficar… ainda mais… nos trinques! 🙂