A chegada aos 40

Autor(a):

Para muitas mulheres, a chegada aos 40 tem um impacto forte. Confesso que ao me aproximar dos 40 fiquei um pouco chateada. De repente comecei a fazer um balanço das coisas que fiz… que conquistei… do que deixei de fazer… do que gostaria de fazer…Percebi que as minhas garotinhas já não eram tão garotinhas assim. Que cada uma estava buscando e conquistando o seu espaço no mundo. Não eram tão dependentes de mim como antes.

Percebi também que muitas vezes responsabilizava, silenciosamente, os outros pelos meus momentos de tristeza, fraqueza, frustrações… Enfim, aqueles momentos que todas nós temos. Aí compreendi de fato que a minha satisfação pessoal dependia exclusivamente DE MIM. E foi então que tudo começou a se transformar. O meu olhar mudou. O meu sentir mudou. Comecei a fazer novos planos.

Engraçado que os 40 têm o seu “peso”. Mas me sinto as vezes como uma adolescente. E isso é muito bom! Estou me preparando para enfrentar um grande desafio pessoal daqui a alguns dias. Sei que não será fácil. Mas sei também que será uma experiência ímpar, inesquecível e certamente um ponto de partida para mais novos, novos e novos desafios….

Imagem Pixabay

E foi assim a minha “crise” dos 40.

Tem quase 10 anos que escrevi o texto acima. Foi um “momento click” que tive. Agora sei que foi a “crise dos 40”. E a partir dela, com essa minha chegada aos 40, pude tirar algumas coisas que tinha deixado guardadinhas “na gaveta”. Aqueles sonhos, projetos que a gente deixa de lado e vai tratando de outras questões que julgamos serem mais importantes…

E aí a vida vai passando…

Esse meu momento foi transformador. E como imaginei, de fato foi inesquecível. Preparou-me para novos desafios pessoais. Venho aprendendo muito nessa minha nova fase.

A importância de não deixarmos os nossos “nozinhos” nos paralisarem.

Hoje, sinto-me mais capaz. Empoderada de fato. Encontrei força e coragem em momentos em que não imaginava ser possível. Se tenho medo e me sinto insegura as vezes? É claro que sim! Mas o ponto é que procuro não deixar esse medo e essa insegurança me paralisarem.

A proximidade da menopausa.

Agora, assim como muitas de nós, estou me deparando com alguns sintomas que antecedem a menopausa. E sei que o fato da proximidade dela, em alguns momentos nos deixa meio fragilizadas e com uma série de “nozinhos” na nossa cabeça. Além das várias sensações reais que estão além da nossa imaginação. São sensações físicas, que muitas vezes nos causam desconforto e estranheza e por que não dizer, medo.

Mas precisamos internalizar que é um caminho que felizmente estamos atravessando. Sim! Felizmente! Significa que estamos vivas!

Aqui no Mundo pós 40 vamos desmistificar algumas questões, esclarecer outras, reunir o máximo de informações de modo que você se aproprie do conhecimento, saiba o que de fato está acontecendo e possa se cuidar mais e melhor para que o seu caminho seja empoderador nesse momento que estamos passando.

Fica aqui com a gente 🙂

Por, Fernanda Lemos

Um comentário em “A chegada aos 40”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *