Perimenopausa e Climatério

Autor(a):

E de novo você se pergunta: ” O que está acontecendo comigo?”. Talvez você ainda não saiba, mas pode estar vivenciando alguns sintomas da perimenopausa e climatério.

É bem importante entender sobre esse momento e, percebendo algo que te incomode, que te deixe desconfortável, sentindo que há algo diferente, você consiga identificar e intervir o quanto antes.

É natural você as vezes se sentir perdida, sem saber o que fazer. Há muitas informações sobre esse tema por aí. Muitas delas, infelizmente, contrárias, desconexas uma da outra.

Você se identifica com pelo menos um dos relatos abaixo?

“Meu dia começou nota 10. Aí de repente meu colega do trabalho, super do bem, me vê um pouco em dúvida em como eu vou concluir o meu relatório para entregar à diretoria e muito gentilmente se oferece para dar uma olhada.

Quem sabe pode me ajudar em algo. 

É A GOTA D´ÁGUA PRA MIM. QUEM ELE PENSA QUE É? QUE PESSOA INTROMETIDA! Estou me segurando para não dizer umas verdades pra ele.   

Nossa! Eu não sou assim…”

“Até quando vou ficar dizendo “não” pro meu companheiro? Ele é tão carinhoso. Quer curtir um pouco, ficar juntinho…

E eu só quero virar pro lado e dormir sossegada. Eu não era assim…”

 “O calor essa madrugada foi pesado. Acordei toda molhada de suor. Não tenho dormido bem.

Levanto exausta de uma noite mal dormida. Dia longo pela frente. Não sei se consigo dar conta. Está puxado pra mim.”

E os relatos continuam…

“Eu sei que já passei dos 40 e que algumas coisas diferentes começam a acontecer nessa etapa da vida. 

Mas não entendo muito bem o que se passa. Meu humor está oscilando muito. Fico irritada por bobagem. Estou a flor da pele. 

Olho no espelho e não me reconheço. Cadê aquele sorriso que todos acham iluminado? Cadê aquela pessoa alegre que eu era?

Eu me perdi de mim. Procuro informações para o que estou passando. Muita coisa numa linguagem médica/técnica. Fico ainda mais confusa. Queria conversar com alguém que também esteja passando por isso. Mas sinto vergonha.

 Não falo sobre esses assuntos com minhas amigas. Todas aparentam estar lidando com essa fase super bem. Será mesmo? E aí acabo me sentindo diferente. Sozinha nessa jornada.”

Vamos esclarecer?

CLIMATÉRIO é um período de transição entre a fase reprodutiva e a não reprodutiva da mulher.

A PERIMENOPAUSA é primeira fase do climatério. É quando os hormônios começam a cair.

A fase seguinte é a MENOPAUSA. e por fim, a PÓS MENOPAUSA.

No estágio da perimenopausa, níveis hormonais de estrogênio e progesterona normalmente produzidos pelos ovários começam a diminuir e muitas de nós começamos a sentir algumas mudanças no nosso organismo.

A menstruação se torna irregular (mas não para por completo).

Para algumas de nós, a TPM fica mais exacerbada.

A maior parte das mulheres entra na perimenopausa em algum momento na casa dos 40 anos.

Alguns dados divulgados relatam que 10% das mulheres que entram no climatério e menopausa não sentem nada. Mas esses dados são questionáveis. Se a gente observar direitinho, vamos identificar algo diferente.

Para sermos mais precisos, a partir dos 35 os nossos níveis hormonais já começam a cair. É importante observar os sinais

Alguns sinais da perimenopausa:

Dos relatos acima, é possível identificar sinais da perimenopausa como: Mudanças repentinas de humor, irritação, falta de libido, suor noturno, insônia, exaustão ansiedade e tristeza.

Sim, podemos dizer que é relativamente comum que as mulheres sintam algum ou até mais de um sintoma desses que vimos. Mas uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!

O que queremos dizer é que o fato de você sentí-los não deve ser objeto de conformismo, já que faz parte, e ficar sofrendo com algo que te incomoda. Portanto, ao identificar algo fora do “seu normal” procure o (a) seu (sua) médico (a), converse com ele (a). Juntos encontrarão um caminho para passar por esse momento da melhor forma. Nada de automedicação. Combinado?!

E SIM! É possível ter uma vida boa, plena, produtiva e feliz nessa jornada. ACREDITE!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *